Pintor João Vieira morre aos 74 anos
Morreu ontem, aos 74 anos, o pintor João Vieira, pai do músico Manuel João Vieira e conhecido como fundador do grupo KWY, a que pertenceram artistas plásticos como René Bertholo, Christo, Jan Voss ou José Escada.
Nascido em Vidago, Trás-os--Montes, a 4 de Outubro de 1934, estudou pintura na Escola Superior de Belas Artes, Lisboa, mas não foi além dos dois primeiros anos, desistindo do curso para prosseguir uma carreira promissora. Frequentou o Café Gelo, politicamente conotado com a oposição ao regime de Salazar e frequentado por artistas do movimento Surrealista.
Em 1957 partiu para Paris com uma bolsa da Gulbenkian para estudar pintura sob a orientação de Arpad Szènes, marido da portuguesa Maria Helena Vieira da Silva. Ligado ao teatro (na década de 60 trabalhou como cenógrafo) João Vieira realizou inúmeras exposições individuais e preparava uma exposição retrospectiva para a Cordoaria Nacional. Não resistiu a uma operação ao coração e morreu ontem no Hospital de Santa Marta. O seu corpo está no Palácio das Galveias e parte para o cemitério do Alto de São João, onde será cremado às 17h30.
Ana Maria Ribeiro
(correio da manhã)